Merchandising
A palavra merchandise significa mercadoria.
Merchandiser significa negociante
Merchandising é a técnica, acão ou material promocional usado no ponto-de-venda,
proporcionando melhor visibilidade e informação aos seus produtos.
Poderíamos traduzir livremente merchandising como “operação com mercadorias”.
Visual Merchandising é a técnica aplicada no ponto-de-venda(loja).
É a ambientação na loja, presente através do design, da arquitetura e da decoração.
Motivando, estimulando e induzindo o consumidor as compras.
Merchandising como é conhecido hoje, surgiu com o próprio marketing nos Estados Unidos na década de 30. Mas é uma atividade muito antiga, tanto quanto o sistema de vendas entre si.
Foi na Idade média quando os mascates (vendedores da época), escolhiam as principais ruas para expor suas mercadorias, gritando e concorrendo com outros vendedores.
Antigas lojas e balcões começaram a perceber o sucesso que as vitrinas faziam, quando as mercadorias expostas, vendiam muito mais que as não exposta. Foi na mesma época
que a organização das lojas, pode ser comparada aos moldes que hoje conhecemos por Shopping Center.
Ponto-de-Venda (PDV) é o estabelecimento comercial que vende bens ou serviços diretamente ao consumidor.
Visual merchandiser é o profissional que trabalha o ambiente do ponto-de-venda. Cria identidade e personifica, decorativamente, todos os elementos que envolvem os produtos.
A tarefa do Visual Merchandiser é cuidar da loja como um todo. O profissional tem que escolher o mobiliário, a disposição dos displays,a iluminação apropriada, as cores o som da loja, etc...
Nenhum comentário:
Postar um comentário