O evento tratou de tendências confirmadas através de cases nacionais e internacionais para exaltar o crescimento do setor no país e, ao mesmo tempo, despertar o lado criativo dos profissionais participantes.
Com irreverência e bom humor, George Homer, presidente no Brasil da Associação Internacional Retail Design Institute (RDI) e sócio-fundador da GH, tratou sobre o burburinho causado pela forte presença brasileira no mercado de moda e acessórios, bem como do “orgulho em ser brasileiro” recentemente representados nos pontos de venda tupiniquins.
O palestrante ressaltou também a importância da evolução tecnológica e como esses mecanismos vêm afetando de forma positiva as novas lojas que bombardeiam o varejo com soluções que envolvem cada vez mais a interação e o entretenimento, sempre no objetivo de manter a atenção do consumidor e fazer com que ele permaneça mais tempo e, mais, crie um vínculo maior com aquela marca.
Exemplos de sucesso nacional – como a interativa MeMove do grupo Valdac – apareceram ao lado de cases internacionais para intensificar a crescente importância que os varejistas vêm dedicando ao Design de Experiência dentro dos PDVs e na edificação das marcas nacionais.
Destaque da exposição, a palestra de Marcela Martins, responsável pelo canal profissional de lojas da Philips, ressaltou os avanços que vêm sendo desenvolvidos no setor de iluminação aplicados aos interiores (e exteriores) comerciais.
Detalhes como a eficiência energética das novas tecnologias bem como a intensa preocupação em criar cenas mutáveis através da programação de sistemas em LED e vídeo mapping, foram mostrados através de exemplos de aplicação, identificando a forte presença da iluminação como condutora do processo compra.
Os novíssimos painéis em OLED foram também apresentados, oferecendo uma nova gama de possibilidades de programação da iluminação para toda a rede, facilitando o processo de disseminação da atmosfera luminosa.
O workshop seguiu com a proposição de atividades e problemas relacionados ao ponto de venda, incitando os participantes a colocarem em prática a experiência adquirida e revelando a intensa preocupação de empresas como a Philips e GH&Associados em promover informações frescas para o setor e, desta maneira, garantir o desenvolvimento das marcas nacionais.
Veja a tecnologia OLED apresentada pela Philips na Light & Building 2012:
Ação bacana desenvolvida pelo Burger King nas lojas do Brasil:
Fotos: Divulgação
Sobre o autor:
Daniel Fonseca é visual merchandiser e especialista em Design de Experiência e treinamentos focados em varejo e comportamento do consumidor. Para saber mais acesse: www.daniel-fonseca.com
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