terça-feira, 8 de maio de 2012

08 de Maio Dia do Profissional de Marketing








O dia do profissional do marketing é hoje? Essa passagem, tão desapercebida entre os próprios profissionais, mostra a preocupante falta de identidade que existe a respeito dessa profissão que vem crescendo junto com preocupação das empresas e organizações quanto a sua posição, suas estratégias e táticas para atuar no mercado.
"Para ser profissional de marketing hoje é preciso ter um gosto maior por superar desafios. Em todas as áreas que muitos vêem, erradamente, de forma isolada, desde o pensamento e o planejamento estratégico, até a promoção, o relacionamento e o marketing direto, é preciso ser um camaleão para se adaptar às inovações e mudanças diárias. O cenário, em primeiro plano, é no mínimo intrigante. Vender, atividade fim do marketing, nunca foi tão difícil.
Novas necessidades de consumo e de relacionamento, fragmentação da mídia, corte nos custos e nas verbas, consumidor consciente e mutável (ou não), tecnologia avançando em passos largos, economia brasileira estável, concorrência e competição implacável, retorno sobre investimento, sustentabilidade, modismos, tendências e um sem-número de fatores são pólvora na bomba que está nas mãos dos profissionais de marketing." (Via Mundo Marketing)
Algumas funções do profissional do marketing:
  • Entender o comportamento dos consumidores e as suas influências;
  • Estudar o contexto mais amplo que envolve a empresa, o chamado “ambiente de marketing” e as suas variáveis;
  • Implantar um fluxo de informações e sistemas de pesquisas;
  • Auxiliar na determinação de processos de qualidade organizacional e funcional;
  • Observar atentamente os passos da concorrência;
  • Definir objetivos e elaborar planejamento estratégico;
  • Verificar as oportunidades de mercado;
  • Selecionar mercados-alvo e seus segmentos;
  • Planejar e desenvolver novos produtos e/ou serviços, marcas, embalagens e diferenciais;
  • Estabelecer estratégias de preço e distribuição;
  • Definir as estratégias de promoção de vendas e comunicação;
  • Estabelecer ações de endomarketing;
  • Organizar estruturas comerciais;
  • Controlar budget (orçamento);

Fonte: Internet


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