segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O que é Moda Ética?



Moda Ética significa uma moda que leva em consideração as pessoas por trás das roupas que usamos, assim como o meio-ambiente. 

Quando você compra uma peça de roupa, você pode não pensar duas vezes sobre onde ela foi feita originalmente, por quem e sobre quê condições.

A indústria das roupas é complexa - todas as roupas que usamos têm uma história por trás. É muito comum para uma peça de roupa - digamos, uma calça jeans - ser feita com componentes de cinco ou mais países, muitas vezes mil milhas distantes, antes de acabar em uma loja de alta moda.

Todos os passos para a produção deste jeans afetam pessoas que trabalham com a plantação de algodão, com a tecelagem do mesmo e com a indústria para fazer o jeans. Estes passos também afetam o ambiente em que vivemos.

A jornada de uma calça jeans do algodão até a lixeira

  • Plantação de Algodão - O algodão é necessário para metade da produção têxtil mundial e é freqüentemente visto como um produto natural e amigável para o meio-ambiente. Na verdade, nas plantações de algodão são usados quase um quarto dos pesticidas do mundo, o que é prejudicial tanto para o agricultor que pode morrer envenenado quanto para o meio-ambiente.
  • Tecer, pintar, secar e amaciar o tecido - Se você já pegou emprestado alguma calça jeans dos anos 60 ou 70 dos seus pais para uma festa à fantasia chique, você deve ter percebido como o jeans era duro e até dava um pouco de coceira. Hoje em dia os tecidos usados para fazer roupas são muito mais macios na pele. Isso inclui denim*. Isto tem a ver com os produtos químicos usados para amaciar a matéria prima de que são feitos. Assim como amaciantes, tingimentos e alvejantes são parte importante para fazer o seu jeans ter a aparência e toque que tem. Muitos destes produtos químicos, se não usados ou despejados apropriadamente, podem ser muito tóxicos para as pessoas e para o meio-ambiente e até mesmo para a pessoa que utiliza o jeans já pronto!
  • Costurar o Jeans - Para reduzir os custos com mão-de-obra, as roupas são feitas geralmente nas partes mais pobres do mundo; por exemplo, a Ásia, África e América do Sul. Embora isso possa trazer benefícios para as comunidades através da criação de empregos e rendas ficas, em muitas partes do mundo isso significa condições de trabalho injustas e inseguras, muitas horas de trabalho e um salário que é tão baixo que não permite que os trabalhadores recebam o suficiente para alimentação, plano de saúde e outras necessidades básicas.
  • Transportar o jeans para a Inglaterra - Por causa do jeans ser feito nas partes mais pobres do mundo, ele é comprado nos países mais ricos do mundo (ex. Europa e EUA), então ele precisa ser transportado por várias milhas até atingir seu mercado de destino, o que envolve transportes marítimos, rodoviários e até mesmo aéreos: todos dependem do uso de óleo, gasolina e disel. O uso destes combustíveis polui o meio-ambiente em que vivemos, e é uma das causas do aquecimento global.
  • Comprar o jeans de uma loja - Nos últimos vinte anos, os custos das roupas que podemos comprar nas lojas da Inglaterra baixaram bastante. Na verdade, você pode comprar uma calça jeans por £4 em algumas das lojas das ruas importantes no Reino Unido. Preços assim baixos significam que o outro lado do mundo ganha menos dinheiro ainda.
  • Jogando o jeans fora - Preços baixos também significam que nós consumidores compram ainda mais roupas que compravam antes.Nós temos mais roupas do que precisamos e isso quer dizer que jogamos mais roupa fora que antes. Quando você joga fora sua calça jeans, ele provavelmente vai parar numa lixeira ou num aterro. Infelizmente este não é o fim da história; roupas feitas de tecidos sintéticos não vão se decompor, enquanto qualquer produto químico usado como parte do processo de manufatura do jeans vai corroer o solo.
Uma indústria de moda ética

A indústria da moda não precisa ser desta forma. Muitas companhias estão tentando encontrar meios de solucionar estes problemas em cada passo da cadeia, e produzir roupas de forma que beneficie as pessoas e não prejudique o meio-ambiente. Quando alguém compra moda, você pode fazer muito por apoiar as companhias que estão fazendo uma abordagem mais ética, ou por customizar e re-utilizar suas próprias roupas.

Aqui vão alguns pontos para levar em consideração:

  • Produtos Orgânicos - Roupa Orgânica é feita sem utilizar produtos tóxicos.
  • Livre-Comércio - Livre comércio significa pagar um salário justo e se certificar de ter um negócio justo.
  • Reciclagem e Customização - Muitos designers e companhias agora fazem novas roupas de tecidos e roupas recicladas. Você também pode considerar customizar e transformar as suas próprias roupas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário