quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Francal premia vencedores da 17ª edição de seu prêmio de estilismo


Na noite dessa terça-feira, 18 de outubro, foi realizada a premiação dos vencedores do 17º Prêmio Francal Top de Estilismo, que lança, anualmente, novos talentos do design de calçados e bolsas. Foram selecionados três finalistas para cada uma das cinco categorias – calçado feminino, calçado masculino, bolsa, calçado ou bolsa com material reciclado e desenho de calçado infantil –, que receberam prêmios em dinheiro e concorreram a uma bolsa de estudos na Moda Pelle Academy, em Milão.
Em 2011, mais de 50% das 264 amostras inscritas foram enviadas por estudantes de moda e design. “Isso mostra a mudança de perfil que o prêmio vem sofrendo ao longo dos últimos anos. Ele começou focado na indústria, nos profissionais que já estavam no mercado e hoje o perfil dele é híbrido, a participação dos estudantes vem crescendo a cada edição”, explicou a gerente de comunicação da Francal, Sâmia Hannouche. Segundo ela, isso acontece porque a premiação serve como porta de entrada para o mercado de trabalho. “As indústrias do setor sempre nos pedem o mailing com os vencedores de cada ano”, ressaltou a gerente.
Foi buscando esse pontapé inicial para a carreira que Cássia Gleria Carneiro , estudante de Design de Moda, decidiu participar do prêmio. “Esse projeto é um estímulo, uma possibilidade de conquistar reconhecimento e visibilidade”, comentou a estudante, que conquistou o segundo lugar na categoria calçado feminino com um sapato inspirado em um beija-flor.
Cássia Gleria Carneiro
Mas além dos estudantes, os profissionais que já atuam no mercado também veem na premiação uma chance de turbinar a carreira. Esse é o caso do designer Arnaldo Calixto de Almeida, primeiro lugar na categoria calçado masculino, que espera conquistar novos espaços dentro da indústria calçadista com essa premiação. Ele apresentou um modelo todo feito em couro e inspirado em jogos de cartas, trabalho elogiado por Alfredo Mascarenhas, consultor de moda da Zeferino e um dos jurados desta edição. “Arnaldo conseguiu fazer uma coisa moderna num sapato usável. Fiquei muito satisfeito, principalmente porque no Brasil é difícil encontrar acessórios masculinos com personalidade. A produção aqui ainda é muito voltada para o clássico”, apontou.
Arnaldo Calixto de Almeida Neto
Sustentabilidade
A 17ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo teve uma novidade: a categoria sapato ou bolsa com material reciclado, que exigia que as peças fossem feitas seguindo conceitos de sustentabilidade. A vencedora desta categoria, a estudante de moda Sandra Mara Moser, fez uma bolsa a partir de sacolinhas plásticas de supermercado. “Fiz esse modelo a partir de um vestido que criei para um trabalho de faculdade. Utilizei cerca de 500 sacolinhas na confecção e tive de pedir ajuda aos amigos para reunir todo esse material”, contou Sandra.
Sandra Mara Moser
Confira abaixo a lista completa dos vencedores da 17ª edição do Prêmio Francal Top de Estilismo:
Categoria Calçado Feminino:
1º lugar: Alberto Eurípedes Conceição Lima – Franca-SP
2º lugar: Cássia Gleria Carneiro – Orlândia-SP
3º lugar: Mateus Boeri – Sapiranga-RS
Categoria Calçado Masculino:
1º lugar: Arnaldo Calixto de Almeida – Franca-SP
2º lugar: Leandro Vieira Rodrigues – Franca-SP
3º lugar: Ségio Diulius – Sapiranga-RS
Categoria Bolsa:
1º lugar: Loreno Ross Brandão – Belo Horizonte-MG
2º lugar: Juliana Gleria Carneiro – Orlândia – SP
3º lugar: Lisete Maria Nonnemacher – Montenegro-RS

Categoria Calçado ou Bolsa com Material Reciclado:

1º lugar: Sandra Mara Moser – Brasilia-DF
2º lugar: Michel Chesman Miranda Tiago – Jaú-SP
3º lugar: Augustinho Ferreira da Cruz – Franca-SP
Categoria Desenho de Calçado Infantil:
1º lugar: Lincoln Stéfano de Oliveira – Franca-SP
2º lugar: Mateus Vinícius de Moraes – Novo Hamburgo-RS
3º lugar: Nélio Xavier Lemes – Goiânia-GO
Os vencedores do 17º Prêmio Francal Top de Estilismo
Fotos: Comodo/Ag. Riguardare
Colaborou: Mariana Pontual
fonte:elle.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário