domingo, 13 de fevereiro de 2011

Visual Merchandising? O Que é Isso?

Mas afinal, o que é visual merchandising?
É uma ferramenta de marketing que quando utilizada corretamente traz
resultados surpreendentes. Envolve desde o planejamento de uma vitrine, a
iluminação do ambiente,os sons, as cores, comunicação visual, desing,
informática, mobiliário, equipe de vendas, etc...
Alguns autores defendem que o visual merchandising existe desde o início
da civilização, baseado nessa teoria eu parti para a pesquisa e encontrei na
Bíblia Sagrada a primeira utilização dessa ferramenta de marketing que busca
aguçar os sentidos do ser humano para então despertar um desejo que se
"transforma" em uma necessidade. Vocês devem estar curiosos em que parte da
Bíblia eu encontrei a utilização do visual merchandising, então vamos lá.
Seguindo essa teoria eu fui em busca do começo de tudo, e numa bela tarde
no Jardim do Édem, Eva passeava tranqüilamente quando a serpente lhe chamou
a atenção.

"Ei Eva! Chegue mais perto, vamos bater um papinho!" E então a inacauta Eva
se aproximou e a astuta serpente utilizou a primeira ferramenta de
marketing, o buzz, vejam só a conversa da serpente:

"Eva, por acaso Deus não te disse que você poderia comer de todas as frutas
do jardim?" E Eva respondeu: "Sim, menos esta, que é da árvore do bem e do
mal, se comermos o fruto dessa árvore morreremos".
E a serpente respondeu: "Que nada sua boba! Com certeza não morrerão, veja
como é bela essa fruta, sinta só esse aroma...prove...."

Foi então que Eva se deixou levar, na realidade o desejo se tornou uma
necessidade e ela comeu da fruta e o resto da história todo mundo já sabe
(ver Genesis cap. 3).

Mas o que essa história tem a ver com visual merchandising?
Tudo!

Vamos lá, primeiro a serpente utilizou a ambientação, imaginem só como não
deveria ser belo o Jardim do Édem, Deus chamou esse lugar de paraíso, é
primeira vez que essa palavra é utilizada. Fazendo uma analogia com os dias
de hoje é como se soltássemos uma mulher com um cartão de crédito sem
limites em um shoping center e pedíssemos para ela comprar somente o
essencial. Depois atacou pelo "ouvido" quando argumentou com Eva dizendo se
ela não poderia comer de todas as frutas do jardim, então ao se aproximar
Eva teve a sua visão bombardeada, imaginemos que a tal fruta fosse uma maçã,
vermelha, brilhando, suculenta e tão grande que seria necessário usar as
duas mãos para segura-la.
Mas a coisa não pára por aí, pois a serpente fez Eva pegar a maçã, imaginem
então ela pegando aquela fruta espetacular,qual seria a reação? Aposto que
Eva aproximou a maçã do rosto e a cheirou. Ah, que aroma delicioso, que
perfume, é tão bom que dá até para imaginar o sabor. Quem nunca cheirou uma
bela fruta?
Pois bem, utilizando-se das ferramentas de visual merchandising, a serpente
levou Eva a cair em tentação. Pois quanto mais eu ouço, mais eu quero ver, e
quanto mais eu vejo mais eu quero tocar, quanto mais eu toco, mais eu quero
cheirar, quanto mais eu cheiro, mais eu quero provar.
O profissional de visual merchandising deve se atentar a todos esses
detalhes, a começar pela ambientação, os sons, a música ambiente, a
exposição e a disposição dos produtos chaves, sem contar a equipe de vendas
que deve deixar o cliente a vontade para "tocar" nos produtos. A missão é
transformar o desejo do cliente em necessidade, e para isso devemos aguçar
TODOS os sentidos dos nossos clientes, se conseguirmos isso é deixá-lo "cair
em tentação"

http://paginadoale.blogspot.com/

VISUAL MERCHANDISING É TUDO: EM LOJAS,MERCANTIS,CASAS OU EM QUALQUER LUGAR PODE-SE TER OU FAZER UM MERCHANDISING....
O VM (VISUAL MERCHANDISING)TEM A MISSÃO DE MOSTRAR O MELHOR DO PRODUTO, SUAS DIVERSAS FORMAS DE USO, UTILIDADES EM APENAS UM PRODUTO COORDENANDO CORES E SIMILARIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário