sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Xadrez e Sua História

Recentemente fui motivado a conhecer mais sobre essa importante tendência: O xadrez que é tão bem utilizado nesta estação e que alegra qualquer look.
O tecido xadrez (check) foi criado por proprietários de terras na escócia, durante o século XIX, como alternativa para o tartã, considerada inadequado ao uso diário ou ao trabalho. Durante o século XX foi usado somente em ternos e casacos masculinos. Tartã é o nome de um tecido de lã de trama fechada, gramatura leve e possui padrões diferentes usados para identificar os clãs da Escócia. O tecido possui listras diferentes que se cruzam criando desenhos em xadrez de várias larguras. Na Idade Média era colorido com pigmentos naturais de amoras, morangos e framboesas.
Há possibilidade de seu uso ter sido feito antes de Cristo. Pois foram encontrados nas escavações arqueológicas, no Norte da Europa, vestígios de tecidos com esse padrão.

Por volta de 1703, os clãs passaram a empregar a estampa xadrez, para distinguir as suas famílias. Cada uma delas criou o seu tartã para diferentes ocasiões – celebrações, caçar, trabalhar e até mesmo para namorar. Frequentemente a rainha Vitória fazia visitas a sua propriedade em Balmoral, na Escócia, e isso incentivou a moda de roupas de tartã, já que o uso era apropriado para datas comemorativas. Após a Segunda Guerra Mundial os kilts de tartã tornaram-se populares e hoje em dia, de bermudas a camisas regatas, o xadrez já permanece no gosto dos estilistas a algumas estações. No outono/inverno ele vem com total fervor e "espanta a monotonia de qualquer look",como afirma Marina Person, na revista Estilo de vida, na edição de novembro de 2010.  
Por isso, no outono/inverno aposte nas criações de look's com t-shirt sobrepondo seu estilo rock...vá com tudo nesse movimento chamado XADREZ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário