segunda-feira, 4 de abril de 2011

Companherismo...Pratitique!!!


O seu sucesso também depende do sucesso do outro. Esse é o princípio nato do trabalho em equipe e também o berço da solidariedade e da abundância! Uma vez que você compreende a dinâmica desse processo, e passa a compactuar com a sua insondável riqueza, você dimensiona o valor exato de todas as coisas e comunga a essência da sua alma em harmonia com todas as criaturas. Seja simples e ganhe a comodidade de ser muito querido, seja pleno e ganhe a liberdade sem limites, seja humilde e ganhe a satisfação de ser feliz, seja íntegro e conquiste o seu espaço pelo seu próprio esforço!
Um certo agricultor sempre ganhava os concursos de produtividade na sua cidade devido a alta qualidade de suas sementes. Depois de realizado o concurso, ele vendia parte da sua produção para os seus vizinhos melhorarem a qualidade dos seus produtos. Os jornalistas, intrigados, perguntaram a ele por que fazia isso, já que a qualidade dos seus produtos era superior a de todos os seus vizinhos! Ele simplesmente respondeu: a polinização pode acontecer de diversas maneiras, em especial por intermédio do vento e dos insetos, que são os grandes responsáveis. Se eu quiser melhorar a qualidade dos meus produtos, devo ajudar, antes de tudo, a melhorar a qualidade das sementes dos meus vizinhos. Sem a cooperação deles eu não conseguiria melhorar a qualidade da minha própria lavoura.
 Ser companheiro significa dividir o sabor do seu sucesso com os que te rodeiam, significa dividir os momentos de alegria e compartilhar os momentos de dissabores, mas, sobretudo, ter a consciência de saber que nessa vida, além de não se levar nada, não se consegue nada sozinho!
Análise
Existe uma necessidade de desenvolver a consciência de que o trabalho em equipe favorece todos os envolvidos no processo, mas não é apenas isso. Na realidade, quando trabalhamos com a cooperação, especialmente quando praticamos o bem - de maneira altruísta -, recebemos na mesma moeda tudo aquilo que fazemos ao próximo. Ora, se colocar na posição do outro é uma qualidade interessantíssima, que apenas as pessoas mais nobres compreendem; e isso tem nome: empatia!
É também uma das mais belas formas de expressar a solidariedade para que depois possamos olhar o passado com saudade; e isso é muito bacana. Sensibilidade é tudo, de outra forma a vida passa despercebida!
Wagner Cunha é escritor e psicólogo.
wagner@wagnercunha.com
www.wagnercunha.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário