terça-feira, 9 de agosto de 2011

DICAS DE VISUAL MERCHANDISING



" A VITRINE É RESPONSÁVEL POR 80% DO LUCRO DA SUA LOJA"
Visual merchandising é a Técnica de trabalhar o ambiente do ponto-de-venda criando identidade e personificando decorativamente todos os equipamentos que circundam dos produtos. O merchandising visual usa o design, a arquitetura e decoração para aclimatar motivar e induzir os consumidores à compra.
Barreiras invisíveis que bloqueiam o impulso:
Má localização da loja/ fachada feia ou escura/ degraus/ obstruções;
Vitrines desorganizadas/ visual complicado;
Escassez ou excesso de produtos;
Falta de preços na vitrine;
Arrumação confusa/ decoração morta;
Tráfego excessivo/ localização distante;
Tablóides ou panfletos desestimulantes;
Atendimento inadequado/ falta de simpatia dos funcionários.


Existem 5 princípios básicos que forma o conjunto que precisamos imaginar para agradar o consumidor.
Coloque-se no lugar dele e verifique:

Como o consumidor vê o ponto de venda (decoração / visibilidade);
Como se sente nele (conforto/facilidades);
Como é atendido (simpatia e disposição dos funcionários);
Como espera encontrar os produtos (localização/qualidade e preços)
Qual a impressão que vai levar, comprando ou não.

Itens necessários para criar uma atmosfera de compra:
Fachadas, luminosos, vitrines
Música ambiente
Perfume aromas característicos
Iluminação, cores
Decoração, ambientação de cada seção
Exposições de mercadorias em balcões ou vitrines
Espaços apropriados para andar sem bater nos outros
Ar condicionado
Aspecto e uniformes dos funcionários
Atendimento e sorriso dos vendedores, gerente ou do dono da loja.

Resultado de uma pesquisa publicada por anunciantes norte-americanos sobre o que eles julgam ser as principais funções do visual merchandising (por ordem de importância)
Aumentar as vendas por impulso  58%
Criar elo de ligação entre a propaganda e o produto no PDV  33%
Atrair a atenção do consumidor  32%
Apresentar o produto de forma mais atraente  22%
Obter melhor cooperação do revendedor  20%
Realizar melhor a promoção e identificação da marca ou produto  19%
Ajudar os funcionários do varejo  13%
Associar o tipo de loja ao produto  12 %
Ajudar os representantes do fabricante e do distribuidor -11%
Obter melhor cooperação que os atacadistas  8 %


fonte:http://www.wix.com/visualvitrinasvm/visual-vitrinas?ref=nf

Nenhum comentário:

Postar um comentário