terça-feira, 24 de julho de 2012

MODA NA PRATELEIRA


A biblioteca de quem trabalha com moda ou se interessa por ela foi enriquecida com diversos títulos. Têm livros para todos os gostos e estilos.



Estudar a Moda – Corpos, Vestuários, Estratégias

Autora: Paolo Sorcinelli

Edição: Editora Senac São Paulo

História da moda, psicologia da moda, marketing em empresas de moda, jornalismo de moda, artes decorativas… Esses são só alguns dos víeis possíveis àqueles que querem estudar moda. Paolo Sorcinelli reúne diversos pesquisadores da Universidade de Bolonha para compor esse livro destinado àqueles que estudam, fazem ou querem fazer moda.



Design de moda – Olhares diversos

Autores: Diversos

Organização: Dorotéia Pires

Editora: Estação das Letras e Cores

Dentre os diversos olhares possíveis para o Design de Moda, Dorotéia Pires tenta discutir alguns. Reunindo 28 autores, entre nacionais e internacionais, ela traz neste livro as diferentes etapas, conexões e inter-relações do design. De modo estratégico, para assim, consolidá-lo no mercado de moda brasileiro. Entre os co-autores do livro e que oferecem a sua vivência e pontos de vista sobre o tema estão: Andrea Saltzman; Carlo Vezzoli;Cláudia Garcia Vicentini e Kathia Castilho; Deborah Christo; Dijon De Moraes; Gabriela Jobim; Manuela Neves; Giovanni Maria Conti; José Jorge Boueri; Laura Novik; Alex Blanch; Márcia Maria Couto Mello; Maria Celeste Sanches; Mario Araújo,Manuela Neves e Jorge Neves; Miriam Levinbook; Mônica Moura; Nanni Strada; Patrícia de Mello Souza; Rosane Martins, Cleuza Fornasier e Ana Paula Perfetto; Rosane Preciosa e Gisela Beluzzo; Suzana Barreto Martins e Verônica Fiorini



Revista Dobras

Autores: Diversos

Editora: Estação das Letras e Cores

“De moda não só, acadêmica, mas nem tanto”, assim é definida a Dobras Revista, publicação que chega agora a 4º edição. Com capa ilustrada pelo estilista Ronaldo Fraga, e artigos assinado por Fred Góes, Maria do Carmo Teixeira Rainho, Ana Cristina Arantes e Mariana Rachel Roncoletta, a revista se propõem a disseminar estudos de profissionais do universo da moda brasileira.



Pequenas Grandezas

Autor(a): Rita de Cássia Baduy Pires

Editora: Artes e Texto

Pequenas, mínimas, coloridas e divertidas assim são as obras criadas pelo artista curitibano Hélio Leite. No livro “Pequenas Grandezas”, Rita de Cássia Baduy Pires “senta” por Hélio – já que o artista confessadamente não tem paciência de sentar e escrever sobre o seu trabalho – e fala dele e sobre ele através de sua obra e marca registrada, as miniaturas de sucata. A lembrar, a autora também é artista focada nos encantos e magias da miniatura.



Consumo da Moda: a relação pessoa-objeto

Autor(a): Ana Paula Miranda

Editora: Estação das Letras e Cores

Um cenário inédito para estudo de consumo, esse é o foco deste novo trabalho da pesquisadora Ana Paula Miranda. Buscando as principais relações entre a mulher brasileira e as grandes grifes, Ana Paula apresenta o fenômeno do consumo do viés da moda.



Corpo e Moda: por uma compreensão do contemporâneo

Autores: Diversos

Editora: Estação das Letras e Cores

Organizado por Ana Claudia de Oliveira e Kathia Castilho “Corpo e Moda” é fruto da parceria USP e UFSC e de seus mais diversos pesquisadores. Abordando a relação entre o corpo e a moda, o livro reúne textos que possibilitam enfoques diferenciados e inter disciplinares. Desenvolvendo, portanto, vários dos desdobramentos possíveis do tema. Participam da obra: Ana Paula Cavalcanti Simioni, Carol Garcia, Nízia Villaça, Denise Bernuzzi de Sant ´Anna, Helena Katz, Carlos Gardin, Christine Greiner, Ana Claudia de Oliveira, Stéphane Malysse, Kathia Castilho,Claudia Garcia Vicentini, José Luiz Florin, Carla Maria Camargo Mendonça, Maria Lucia Santaella Braga, Jefferson Agostini Mello, Anamélia Bueno Buoro, Solange Wajnmam, Cristiane Mesquita,Dario Caldas, João Ciacco, Sylvia Demetresco, Marcelo Martins e Wilton Garcia.



Gilson Martins – Viajando no Design

Autor(a): Glaucia Centeno e Gilson Martins

Editora: Estação das Letras e Cores

Das paisagens cariocas, admiradas do bairro do Santo Cristo no Rio de Janeiro, aos salões das mais importantes Bienais; essa foi a trajetória do designer Gilson Martins, que após 25 anos de carreira reúne, relata, comenta e ilustra – e como ilustra! – sua própria trajetória. Realizado com a colaboração da jornalista Glaucia Centeno, o livro ainda traz prefácio e comentários de Diana Galvão e Kathia Castilho.



Casa Gucci: uma história de glamour, cobiça, loucura e morte.

Autor(a): Sara Gay Forden

Editora: Seoman

Glamour, sucesso, cobiça. Durante três gerações a fama do clã italiano Gucci foi palco para intrigas, brigas e morte. Neste livro, a jornalista Sara Gay Forden relata a saga da família fundadora da marca homônima. Iniciando com a fundação da grife por Guccio Gucci, e culminando com o assassinato de Maurizzio Gucci, o livro ainda relata o renascimento da marca nas mãos de Tom Ford e das disputas entre o grupo LHMV e PPR pelo nome Gucci.



A Jóia: História e Design

Autor(a): Eliana Gola

Ediotra: SENAC

Designer de jóias, Eliana Gola reescreve a história da joalheria mundial neste livro. Partindo das culturas grega, romana e egípcia, até chegar ao Brasil moderno, ela mostra as diferentes utilizações e técnicas para se trabalhar metais e pedras. Além de apresentar, ao final do livro um manual de como apresentar coleções, exemplificando com as suas próprias criações.



Nas Sombras de um Sonho – história e idéias da fotografia de moda

Autor: Claudio Marra

Edição: Editora Senac São Paulo

Partindo da perspectiva de que a moda vive dentro da fotografia, o professor de História da Fotografia, Claudio Marra busca, neste livro, retratar as técnicas e modelos desta arte. Abrangendo o final do século XIX e o inicio do século XXI, o autor identifica as idéias e os padrões mais produtivos da moda, da fotografia e dos dois juntos.



O Ciclo da Moda

Autor(a): Erika Schimd; Marta Feghali

Editora: SENAC

Erika Schmid e Marta Feghali não se conheciam, até sentarem juntas para organizar esse livro. No “O Ciclo da Moda” foram reunidas e compartilhadas as experiências de seis profissionais da moda, que relataram seus processos próprios “de fazer moda”, e suas linguagens.



Deluxe: como o luxo perdeu o brilho

Autor(a) Dana Thomas

Editora: Campus

Existem duas fases para o luxo, uma antiga, restrita e glamourizada, já a outra, nova, democratizada, acessível e pirateável. O paralelo entre ambas se tornou ponto de partida deste livro de Dana Thomas. Revelando os bastidores das grandes grifes mundiais do luxo, a autora busca responder quais e como são essas novas necessidades não tão necessárias do consumidor.







Coleção Moda Brasileira

Personagens: André Lima, Clô Orozco, Lenny

Niemeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço.

Editora: Cosac & Naif

Foram lançados mais cinco exemplares da coleção Moda Brasileira lançada pela Cosac&Naif.Os nomes da vez são: André Lima, Clô Orozco, Lenny Niermeyer, Marcelo Sommer e Reinaldo Lourenço. Todos têm seu universo particular desvendados em livros individuais que misturam ensaios, com cronologia mais textos de convidados, e muitas, mas muitas imagens. A coleção já lançou os livros com o trabalho de Alexandre Herchcovitch, Glória Coelho, Lino Villaventura, Ronaldo Fraga e Walter Rodrigues.



Tecidos: história, tramas, tipos e usos

Autora: Dinah Bueno Pezzolo

Edição: Editora Senac São Paulo

Principal matéria-prima da moda, o tecido foi também ponto de partida para a jornalista Dinah Bueno em suas pesquisas. No livro, ela esmiúça as tramas da história e das diversas utilizações presentes em cada cultura, chegando até a Indústria da Moda moderna. Sem esquecer, de explicar e exemplificar os mais diversos de tecidos, seus usos e fabricações diversas.

História Social da Moda




Autora: Daniela Calanca

Edição: Editora Senac São Paulo

Muito mais do que curiosidade, a história da moda é também um recorte das mudanças sociais. Traçando um panorama das principais mudanças ao longo da história mundial, Daniela Calanca desenvolve esse livro, partindo da Idade Média, até chegar aos dias de hoje.



Vida Modelo

Autor: John Casablancas

Editora: Agir

Aos 63 anos, John Casablancas, o lendário fundador da agencia Elite, lança sua primeira biografia. Nela, relatos da vida pessoal e profissional do autor se mesclam às histórias das grandes tops – Naomi Campbell, Gisele Bündchen, são só alguns dos nomes que lideram a lista – descobertas e criadas por ele.

Questão de Estilo




Autores: Carrie McCarthy e Danielle Laporte,
Editora: Larousse do Brasil

Muito além de usar determinada grife, elegância e charme dependem de estilo. Esse atributo, entretanto não se compra, mas se desenvolve ao longo dos anos. No livro Questão de Estilo a estilista Carrie McCarthy e a idealizadora de estratégias de comunicação Danielle Laporte ajudam o leitor a mergulhar em “si”, e exercitar suas vontades e preferências. Sempre buscando, a “essência estilística” própria de cada um.


Fonte:www.clix.fot.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário