sexta-feira, 13 de julho de 2012

Liquidação, quem não gosta?




Não adianta resistir. Liquidação é como um imã que atrai a maioria das mulheres. Mesmo as que tentam ignorar o festival de descontos anunciado nas vitrines, acabam tomadas pelo desejo incontrolável de aumentar o guarda-roupa. Mas o preço baixo nem sempre é sinal de bom negócio. No impulso, muita coisa vai para a sacola e depois vem o arrependimento. Por isso, antes de sacar o cartão da bolsa, tente lembrar destas dicas (algumas pelo menos!) que preparamos para você.

Amor à primeira vista. Esta é uma dica fundamental, que você precisa ter em mente quando entrar em uma liquidação. Bateu o olho e se apaixonou pela peça que faz seu estilo? Comemore e a leve para casa. Se pensar muito, corre o risco de perdê-la.

Bata perna. Tome um bom café da manhã e saia cedo de casa. Vá as compras durante a semana! Você será muito melhor atendida, não enfrentará filas e terá mais paciência para provar as peças.

Clássica, como Coco Chanel. Quem investe em peças clássicas nunca vai errar. Roupas nas cores branca, cinza, o tradicional pretinho básico e a sapatilha sempre estarão em alta. Outros curingas: camisa branca, saia lápis, calça de alfaiataria, casaco de lã ¾, blazer, lenços.

Deixe o marido ou o namorado em casa. Só uma amiga bem próxima e também disposta a peregrinar em busca de boas pechinchas deve acompanhar você. A opinião dela valerá muito mais do que a de uma vendedora.

Empolgação. Essa palavra está fora do manual de liquidação. A mesma amiga a acompanha e experimenta um vestido amarelo que combinou muito com a pele morena dela. Você corre e pega um igual. Depois, com calma, o espelho na sua casa vai mostrar que não lhe caiu bem.

Fora, vergonha! Deixe a timidez do lado de fora da loja se realmente quiser se dar bem em uma liquidação. Os vendedores estão ali para VENDER: não se acanhe em pedir a cor desejada, o número, o tamanho, experimentando quantas vezes precisar.

Grife. Vale a pena saber quando as marcas famosas entrarão em promoção. Aquele escarpim das revistas poderá ser seu pela metade do preço e, se a marca tiver tradição, é provável que o sapato tenha qualidade.

Harmonia. Item indispensável para você encarar a maratona de liquidação. Existem dias em que acordamos irritadas, inchadas, na TPM, e nada do que provamos fica bom. Então, espere essa nuvem negra sair da sua cabeça e adie as compras, para não perder um dia inteiro e voltar para a sua casa de mãos vazias.

Idem. Pagar mais barato significa não ter exclusividade. Não foi só você que aproveitou os descontos. Sua vizinha também deu um pulinho na loja estilosa do bairro. Por isso, não use todas as peças da liquidação de uma só vez. Mescle o cardigã da pechincha com a calça que só deu para comprar parcelando no cartão. O risco de alguém te confundir com a vizinha na fila da padaria é bem menor.

Jeito. Tratar bem a vendedora pode ser um grande trunfo. Se ela for com sua cara, poderá mostrar peças a você que ninguém viu e, quem sabe, dar um novo desconto.

Limpe o armário. Antes de sair para a liquidação, dê aquela geral no seu guarda-roupa. Você terá mais espaço para as peças novas. Está há mais de um ano sem usar? Sinal de que não serve mais. O lado bom da limpeza é encontrar uma peça esquecida, que voltou com tudo na moda, e você nem lembrava dela.

Maior ou menor. Se não for seu tamanho, esqueça. Aquela ideia de vestir 42 e levar uma calça 38 na esperança de perder uns quilinhos dificilmente dará certo. O contrário também é arriscado. Sair da loja com uma roupa larga pensando na reforma pode ser um “tiro no pé”. Grandes ajustes às vezes saem mais caros do que a própria roupa.

Necessidade. Faça uma lista do que falta no seu guarda-roupa. Você tem uma calça listrada que cairia perfeitamente bem com uma blusa azul-marinho? Está ai o seu objetivo: uma blusa azul-marinho. No entanto, tenha cuidado: a tal blusa pode ficar o máximo com a calça listrada, mas não funcionar em nenhum outro look.

Olho nas trocas. Muitas lojas não fazem trocas em liquidação. Por isso, tenha certeza que a roupa vestiu bem em você. As lojas são obrigadas a trocar somente peças com defeito e desde que esta (roupa defeituosa) não seja o motivo do desconto.

Peça a nota fiscal. Ela é essencial para você provar que comprou naquela loja e ainda é uma garantia caso tenha de reclamar por seus direitos.

Quanto pode gastar. Estamos falando de consumo consciente. Não é porque tudo está mais barato que você vai perder o juízo. De real em real a loja enriquece e você empobrece.

Relacionamento. Proximidade com vendedoras e gerentes faz toda a diferença. Se você está acostumada a comprar sempre naquela loja, não hesite em pedir para ser avisada da liquidação. Quem chega primeiro à fonte bebe água limpa!

Segure bem a peça na loja. Pode ser a última. No meio de tanta gente, bobeou, você vai encontrar a peça no corpo de outra pessoa. Não subestime a cobiça alheia!

Tempo para liquidação. Não adianta dar uma escapadinha do trabalho na hora do almoço para conferir o megabazar de descontos em sua loja preferida. Você já viu que não se compra roupa com pressa.

Use roupas confortáveis. Guarde sua melhor produção para mostrá-la a quem realmente interessa. Liquidação pede tênis, rasterinha, sapatilha, calça confortável ou um vestidinho bem leve (se for verão).

Vista o que lhe cai bem. Pode ser tendência, mas se não faz seu estilo não adianta, você não vai usar. Não caia nessa de imitar o look das passarelas se não está à vontade montada daquele jeito.

Xepa. Isso não é sinônimo de liquidação. Não confunda os restos vendidos no fim da feira com a troca de coleção nas lojas. É possível pagar pouco em roupas com qualidade, que você usará por muito tempo e ainda receberá elogios por ela.

Zum zum zum. Depois de tudo que você aprendeu aqui, agora é hora de colocar os ouvidos para funcionar. Antena ligada nas conversar de suas colegas: sempre tem uma deixando escapar o endereço de uma boa pechincha!



Fonte:http://www.cabeloperfeito.com.br/blog/
Carolina Bastos – Personal Styist
Sabina Donadelli – Consultora de Imagem
Texto: Carolina Thomeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário