sábado, 26 de março de 2011

Profisão: VM (Visual Merchandising)

Imagine a cena: Andando pelo shopping em um dia comum, vendo as mesmas lojas de sempre, de repente, uma loja específica chama sua atenção, como se as manequins da vitrine conversassem com você, te convidando a entrar na loja. Você aceita o convite, e é envolvido por um perfume característico e música ambiente, fazendo com que você, naquele momento, se transporte daquele shopping comum, para um lugar especial. E esse lugar, com a mesma magia da vitrine, vai lhe conduzindo às araras, levando automaticamente às peças; e quando tudo terminar, será uma experiência inesquecível.

E é pra garantir que isso aconteça sempre, que surgiu a profissão de Visual Merchandising.
Esse profissional é responsável pela ambientação do lugar criando uma atmosfera em que o cliente sinta-se  envolvido. Deve também proporcionar uma orientação visual com boa iluminação, e a exposição orientada do produto — que deve ser colocado em um lugar estratégico, para que seja visto, experimentado e comprado da maneira mais fácil possível.
Utilizando técnicas de marketing e design de interiores, consegue entender o que o público alvo da empresa espera. Qual a sensação que ele precisa ter para se sentir a vontade, e finalmente, se tornar um cliente fiel.
Por ser uma profissão relativamente nova no Brasil, os profissionais da área ainda encontram resistência de lojistas que não compreenderam que todo esse serviço é um investimento incalculável para sua permanência solida no mercado da moda e fidelização do cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário