terça-feira, 5 de junho de 2012

Salvide Rocha, a Moda é Reciclar






Salvide Rocha começou a trabalhar na área de moda aos 18 anos, fez vários cursos técnicos para se especializar no segmento de moda, ao longo de 12 anos trabalhando como Designer de Moda passou por duas empresas, atualmente esta no departamento de tecidos de uma delas desenhando coleções, figurinos, e roupas exclusivas para as clientes que compram na loja.durante este percusso o Designer de Moda encontrou vários desafios, e num deste uma inusitada ideia de confeccionar roupas com materiais reciclados, como chapas de raio-x transformando-os em corselet e fitas de VHS em um vestido. Salvide mora na cidade de crato-ce e desde então vem sendo considerado um dos nomes importante no quesito sustentabilidade, alguns meses atras o Designer realizou uma entrevista a TV verdes mares, O trabalho desenvolvido pelo designer de moda que transforma itens que demorariam milhares de anos para se decompor é tema desta matéria.


VM - Qual foi o ponto de partida para a criação de figurinos reciclados?


Salvide Rocha - Numa certa ocasião tive que elaborar uma roupa para um editorial de moda que fosse rápida de fazer e que desse efeito e não ficasse artesanal! Daí pensei por que não fazer de material reciclável?


VM - Por que a opção em utilizar material reciclado?


Salvide Rocha - Eu não estava podendo ter gastos com um look caro e eu tinha em mãos uns materiais legais que davam efeito!


VMQuais São suas fontes de pesquisa?


Salvide Rocha - Gosto muito de dar uma olhada em sites de reciclagem e pesquisei muito sobre o estilista paco Rabanne que fazia uns looks de metal e era chamado de o metalúgico pelos críticos de moda. 


VM - Você está contando com ajuda de uma equipe?


Salvide Rocha - Não! Todas as peças fiz só a longo prazo pois trabalho manual demora e leva tempo. 


VM - você pretende criar com uma profusão de materiais em seus figurinos?


Salvide Rocha - Sim! a cada look procuro explorar novos materiais. 


VM - você participou recentemente da mostra SESC de moda em Juazeiro do norte onde expôs algumas de suas peças feitas com material reciclado, conte como foi esta experiencia?


Salvide Rocha - Foi muito uma experiência muito boa e surpreendente pois as pessoas achavam muito legal como uma pessoa transformava chapas de raio-x em corselet e fitas de VHS em um vestido! Pois a intenção era que os materiais não
fossem muitos óbvios e ficasse com cara de alta-costura. 






VM - Como é criar e trabalhar com orçamento praticamente zero?


Salvide Rocha - Não é fácil por que por mais que os materiais sejam recicláveis as vezes temos que comprar algo por exemplo os lacres de latinhas pois não dava para juntar para isso tive que comprar no quilo. 


VM - para você salvide moda é sustentabilidade?


Salvide Rocha - Com certeza! A cada ano a preocupação das grandes marcas é criar uma moda sustentável pois hoje em dia o mundo pensa nisso por tanto são produzidos tecidos de materiais recicláveis e mais uma gama de produtos nessa mesma linha de pensamento. 


alguns meses atras o Designer realizou uma entrevista a TV verdes mares: 



Fotos: Salvide Rocha/Rafael Vilarouca/Silvio Souza
Vídeo: Televisão Verdes Mares afiliada a REDE GLOBO.Matéria exibida em 29/04/2011.
Matéria: Lucivan Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário