quarta-feira, 1 de agosto de 2012

MODA NA PRATELEIRA (Parte 02)

Recentemente postei uma matéria informativa sobre alguns Livros que abordam o tema MODA, devido o grande sucesso de visualizações, resolvi fazer mensalmente uma postagem que informe aos meus(minhas) leitores(as) sobre o que tem nas livrarias, para que assim possamos desfrutar de ótimas leituras, e assim tornar nosso conhecimento mais rico, Se você é apaixonado por moda assim como eu, vai adorar este post, que passará a ser uma marca registrada do nosso Blog, todo més postarei uma matéria relacionada ao tema: MODA NA PRATELEIRA (Parte 0...).
espero que curtam bastante, e desde já boas leituras GALERA!!!
bjus!!!



Dom Pedro II foi um monarca peculiar: muito culto, demonstrava mais interesse pelas ciências, artes e progressos tecnológicos do que pelas frivolidades aristocráticas. Sua imagem, distinta daquela que costumamos associar à pompa da Coroa, revela um estilo de vestir tão revolucionário quanto suas convicções políticas.

Marcelo de Araujo, doutor em Filosofia pela Universidade de Konstanz (Alemanha), narra em Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana a história do imperador através de suas roupas. Considerado “deselegante”, quando em contraste com o luxo exibido por outros representantes reais, Dom Pedro II preferia trajes negros, gravatas escuras, casacas, sobrecasacas e cartolas. Tais opções revelam profundo conteúdo simbólico – e a pesquisa de Araujo permite ao leitor decifrar conexões desta ordem, além de verificar o quanto o monarca foi moderno (sim, isso mesmo, a pesquisa aponta que Dom Pedro II foi um dos precursores do trajar masculino moderno!).

O autor percorre livros, museus, documentos inéditos (como, por exemplo, uma listagem detalhada das encomendas do imperador na mais renomada casa de alfaiataria inglesa do século XIX) e, como resultado, oferece um texto rico em informações curiosas, que dialogam com as imagens especialmente selecionadas para ilustrar a trajetória de Dom Pedro II.

Com o título que a Estação das Letras e Cores traz ao mercado editorial, ganhamos nova abordagem de um momento da História do Brasil, bem como importante acréscimo à bibliografia referente ao vestir masculino. Mais que isso: Dom Pedro II e a Moda Masculina na Época Vitoriana é uma incontestável contribuição para os estudos da moda, tendo em vista a competência e seriedade dedicadas por Marcelo de Araujo ao seu objeto de investigação. Um texto inspirador, exemplar, que demonstra a pertinência da linguagem do vestuário em suas singulares revelações.




Uma primorosa descrição da mulher oitocentista vestida de acordo com os paradigmas sociais e redesenhada pelos valores da época, numa análise apresentada em duas vertentes história da moda e história da arte. A roupa determina um valor especial na construção estética que circunda o universo sonhador e submisso das damas burguesas, que será contado, analisado e evidenciado especialmente por meio do estudo das anáguas e saias. O que há por trás desses trajes, o que eles ocultam e evidenciam?




Este trabalho enfoca, de maneira atraente e hábil, as dialéticas da integração e exclusão social, a distinção e imitação simbólicas, a indústria do luxo e os grandes grupos econômicos. Apresenta algumas questões da globalização em relacção à moda e sua ligação com as vanguardas das artes, sem se preocupar em afirmar se moda é ou não arte. A autora mostra a evolução do ¿fazer têxtil¿, apontando novas formas de produções de tecidos ¿inteligentes¿, tecidos feitos de fibras ótica, construções sobre o corpo, hibridação homem-máquina e conceitos que se aproximam da criação artística.



A primeira impressão pode ser decisiva para que se inicie uma relação de confiança entre candidato e eleitor. Saber o que vestir e como se comportar em diferentes ocasiões é importante para a criação da imagem como o candidato quer ser conhecido. Este livro apresenta diversas dicas de vestuário, de como lidar com a mídia e evitar gafes que podem ser aproveitadas não somente por aqueles que querem se destacar na política, mas também por todos que desejam aprender a se portar elegantemente em eventos sociais e profissionais.




Nenhum produto recebe tanta divulgação e é tão analisado quanto o de moda. Mas a superconsciência sobre estilos, tecidos e cores não inclui o mundo por trás dos cabideiros, a tecnologia por trás do corte, a fibra por trás do tecido, a terra por trás da fibra ou a pessoa na terra. O verdadeiro impacto de nossas escolhas de vestuário quase nunca é considerado ou notado. Este livro revelador traz a reflexão sobre a criação de um modelo de mudança que oriente as atividades na indústria da moda.



A história demonstra que há séculos a vestimenta masculina vem apresentando características influenciadas pelos ciclos econômicos, transformando comportamentos e estimulando o desenvolvimento de novas tecnologias. O modelista é o responsável por dar forma e concretizar essas mudanças para atingir o mercado da moda. O livro se destina a profissionais, estudantes e interessados nessa área, apresentando um método seguro que possibilita qualidade na confecção do vestuário masculino.




A autora revela não somente os bastidores das grandes criações no exterior como também o perfil de modelos de projeção internacional, além de apresentar uma análise do trabalho e da personalidade de importantes estilistas. Direcionado para estudantes, profissionais e amantes da moda, além de interessados nas áreas de design, comunicação e artes, esse livro é um retrato de duas décadas em que o Brasil cresceu e amadureceu no universo da moda.



A autora fala da história da profissão, expõe seus conceitos básicos, dá dicas valiosas para quem sonha ser ou já é modelo. Fala, também, das armadilhas e do risco - a anorexia e a bulimia, por exemplo. Discute a nudez, o sucesso - e ainda o fracasso que ameaça o sucesso. Sempre com o realismo de quem sabe dos fatos e a livre fantasia de quem lida com a beleza e o charme.



Fotos: Reprodução
Fonte:editorasenacsp.com.br




Lucivan Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário