sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas de Visual Merchandising - Criando Display expositor para óculos


Uma das coisas mais importantes na criação de um projeto sem duvida, é o uso da criatividade. Sabemos por experiência própria, que coisas simples podem fazer uma grande diferença.

Se você é muito criativo, este é seu momento, se não, podemos lhe ajudar a ter idéias, o que acha? Soluções simples e de custo baixo com materiais fáceis de serem produzidos e manipulados. Um uso diferente para o Visual merchandising, propondo também uma variação nos setores e sua aplicação.

Óticas
Um segmento muito interessante e pouco explorado, o fato é que usar óculos nos dias de hoje é cool,este acessório não é nem de longe aquele usado somente para fins corretivos, agora é a vez da estética. Os antigos valores desta peça foram drasticamente modificados sob a influência da moda, e conseqüentemente pelo comportamento de seus consumidores.

Tanto é que grandes marcas aderiram a este acessório, o que antes era quadrado, monocromático e sinônimo de miopia, hoje é moderno,sofisticado e glamuroso...
Poderíamos dizer que ter um óculos hoje é uma questão de atitude, afinal além do beneficio da correção/proteção eles são lindos, e fazem a diferença na composição do seu look.

Dicas - Visual Merchandising

Você esta cansado de displays convencionais? Cubos, espelhos e platôs já não lhe atraem?
Faça diferente então, pegue o básico e transforme em moderno!

Receita:
Um programa de Corel Draw para o esboço (se não tiver faça a lápis mesmo!)
Placas de Mdf 10mm polegadas
Massa acrílica (base)
Tinta acrílica em spray
Pregos pequenos
Serra tico tico
Cola de madeira
Um marceneiro
Desenhos e adesivo em vinil recorte

Fazer:
Verifique a quantidade e os modelos dos óculos que deverão ser expostos neste novo equipamento.Verifique também suas cores, tipo de público e se seus valores estão compatíveis entre si (no caso de futuramente utilizar uma chamada promocional/ preço ).
Não se esqueça de verificar o tamanho de cada peça lembrando sempre de contar um respiro (0.2cm) entre elas!
Agora verifique o espaço de apoio que servirá como base de montagem. Ex: vitrine, mesa ou balcão.


Comece a planejar os módulos no Corel
Vamos imaginar que nosso espaço disponível será um balcão de atendimento (no interior da loja) e que este espaço tem 0.90 de altura x 2.0 de largura por 0.30 de profundidade.
Vamos usar umas das regras em visual merchandising - simetria e dividir pela proporção. Lembrado que a altura ideal para visualização de um produto é acima de 1.20cm de altura.

Contas:
Óculos – 0.5 de altura x 0.15 de largura x 0.6 de profundidade
Ex: Para manter uma unidade com a loja (arquitetura reta/linear) decidimos por um módulo retangular, que deve comportar 06 peças cada.
Vamos manter uma cor neutra, neste caso será Off White para um melhor destaque dos produtos.

Faremos módulos separados para termos a possibilidade de usar mais ou menos peças de acordo com a demanda de venda.
Após a analise do espaço, suas proporções e cores é hora de começarmos o projeto, que neste caso será dividido em 04 módulos de 0.65cm de altura x 0.20cm de largura x 0.1cm de largura cada.
Seu estudo deve ficar parecido com isto


Visual Merchandising - Estudo - Layout em Corel

Pergunta? Onde esta a criatividade?

Simples, agora vamos à parte divertida, ou seja, a criação de um diferencial simples e de baixíssimo custo.Vamos usar adesivos em recorte. Se você sabe desenhar este é o momento de soltar o artista que existe em você, se este não é o caso ,não se chateie porque existem alguns sites na web que disponibilizam imagens de graça para sua inspiração, peça ajuda ao nosso amigo Google e pesquise ilustrações de rostos,olhos e caretas. O Google mostrará alguns sites, ache uma imagem bacana e comece.

Após experimentar algumas imagens e opções de lay out chegamos a esta Propósta:
Nós escolhemos olhos é claro, por se tratar de um display de óculos,no entanto poderíamos usar rostos também veja o resultado que interessante!


Visual Merchadising - Anti projeto - Ilustrativo

Após a concepção é hora da apresentação do seu projeto, faça o orçamento somando os custos do material, o transporte e a mão de obra necessária para a montagem. lembre-se que todo projeto pode sofrer alterações e acréscimos.
Esta é apenas uma idéia simples e criativa, podendo ser alterada de diversas maneiras e usando vários tipos de materiais, nosso intuito é despertar sua criatividade, lembrando que é fundamental um estudo profundo das necessidades da loja, tipo de produto e principalmente o perfil do consumidor.


Visual Merchandising - Referência aplicada

Principais considerações:
A receita é uma forma divertida de mostrar a composição, é claro que você vai precisar de uma ajuda mais técnica! A do Merceneiro é uma delas! Se você é iniciante faça alguns cursos de Corel ou Ilustrator , isso facilitará sua vida na hora de produzir alguns matérias gráficos.
Pesquise diversos tipos de materiais, use de criatividade, afinal você é um artista!
Busque soluções diferentes, pesquise muito.
Não veja somente a necessidade do espaço, a do contratante, pesquise os vendedores também, o segredo é o trabalho em conjunto.
Lembre-se acreditamos em Você!
Muito Sucesso!

Cláudio Trevizzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário