sábado, 19 de maio de 2012

Visual merchandising... Visual o quê?



O objetivo do visual merchandising é seduzir o cliente no ponto de venda com o máximo de apelo visual.

Visual merchandising... Visual o quê? Essa é a primeira pergunta que vem à cabeça de muita gente quando ouve o termo. Associadas, as palavras visual e merchandising significam o que se pode traduzir basicamente por marketing visual, isto é, os recursos empregados pelo varejo para conquistar visualmente os consumidores.
Prepare-se, porque esse termo, que soa como "sopa de letrinhas" em princípio, pode ser uma poderosa ferramenta no dia-a-dia de sua óptica.
O objetivo do visual merchandising é obter o máximo de impacto visual na loja para captar a atenção do consumidor, tornando o ponto de venda convidativo e agradável, de forma que o faça entrar, permanecer na loja e - o melhor de tudo! - comprar.

Você pode ter os melhores produtos do mundo na sua óptica, mas, se não souber apresentá-los, não terá tanto sucesso quanto alguém que o faz com propriedade.

Primeira impressão - Também se pode tomar como exemplo a aparência de uma pessoa. A mesma primeira impressão que a aparência dela causa, a loja vai causar também. Portanto, é preciso cuidar - preferencialmente - de ambas. Primeira impressão não é tudo, mas é quase tudo. Já dizia um desses gurus da auto-ajuda que dificilmente uma pessoa tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão.

Logicamente, não se pode julgar um livro pela capa ou uma pessoa pelas roupas que usa, mas você há de concordar que a aparência exterior é a principal fonte para que se formule uma primeira impressão. Sua loja pode até ter um serviço e uma oferta de produtos muito melhor do que a daquele concorrente que tanto lhe incomoda, mas será que a primeira impressão que o consumidor tem da loja dele não é melhor do que a que ele tem da sua? Já parou para pensar nisso? Se a sua óptica é o máximo, você precisa transmitir visualmente essas qualidades!


Simplicidade

Não se esqueça: menos é mais. Tudo em excesso causa desconforto e desequilíbrio. O ser humano é limitado para absorver excessos. Da mesma forma que muito vinho, muita comida e muito trabalho fazem mal, exposição excessiva de produtos causam o mesmo efeito. Muitos itens para serem olhados ao mesmo tempo anulam-se uns aos outros. É a sensação de olhar tudo e não ver nada.

É básico! - Aplicar o visual merchandising é transformar o simples em extraordinário, criando um ambiente atrativo com apelo de venda. Estudos provam que, mesmo interessadas no conteúdo, as pessoas que têm hábitos de adquirir revistas em bancas, são em primeiro lugar estimuladas a comprar uma publicação por causa do impacto visual da capa..

Ou seja, uma aparência estimulante, consciente ou inconscientemente, afeta a percepção que se tem de um produto, um lugar ou um negócio.
A forma de expor os produtos no ponto de venda é um dos fatores que mais contribui para despertar no consumidor o desejo de comprar. Até o preço pode se tornar um item secundário quando ele já foi "captado" por uma apresentação atrativa.
Nem todos os produtos e seus respectivos materiais promocionais são obras de arte. Mas qualquer peça tem uma melhor chance de exposição e de despertar interesse quando exposta de forma criativa. Aspectos simples como posicionamento e disposição de um grupo de produtos podem fazer muito pela sua aparência.

Coerência - As tendências de design e decoração seguem cada vez mais o caminho da simplicidade. Portanto nada de lojas congestionadas e caóticas. A teoria de que "menos é mais" vale mais que nunca.


A harmonia entre cores, mobiliário e posicionamento dos itens dentro da óptica trabalha sozinha em favor de seu negócio. Vamos exagerar um pouco, mas é para você pegar bem o espírito da coisa: imagine uma loja com carpete laranja, cadeiras forradas de tecido marrom com cara de que estão lá há 20 anos e paredes cor de rosa encardidas? Um lugar desse por acaso vai comunicar a alguém que tem os lançamentos mais quentes em produtos e tecnologia? Obviamente que não! Por mais que os profissionais que lá estejam sejam eficientíssimos e os serviços perfeitos, a primeira impressão fala mais alto.
Se você quer comunicar que tem qualidade de produtos e serviços, precisa criar um ambiente próprio para isso. Itens usados mais comumente em ambientes domésticos podem funcionar bem em lojas, como plantas, luminárias, obras de arte de bom gosto e grandes espelhos.

Três segundos
Varejistas que dispõem de vitrines espaçosas podem investir ainda mais na apresentação de seus produtos com um forte impacto visual. Pesquisas atestam que os lojistas têm aproximadamente três segundos para captar a atenção dos consumidores que passam em frente à sua loja e ainda tomar a decisão de entrar. Que tipos de exposição chamam mais atenção?

Os que vendem verdadeiras inovações
Os que incluem movimento
Os que têm uma harmonia perfeita de cores
Os que apresentam algum elemento de humor
Os que mereçam um segundo olhar graças às proporções avantajadas. Exagerar o tamanho de alguma coisa (com bom gosto, obviamente) certamente chamará atenção.

Descaso total - Seria engraçado se não fosse trágico. A fim de ministrar a palestra para profissionais de óptica na Transitions Academy, Dana-Marie Langley visitou várias lojas nos Estados Unidos e constatou que, três semanas depois do Natal (era 19 de janeiro), das seis ópticas que visitou naquele dia, quatro ainda tinham - pasmem! - decoração natalina. Sem falar nos pôsteres de anos e anos colados nas lojas, tempo que nem dava para negar, pois o estado da fita adesiva que fixava os cartazes denunciava a antiguidade das peças. É por essa e outras gafes que o consumidor tem a impressão de que o próprio dono da loja não está nem aí para o seu negócio.
A limpeza é um aspecto de primeira necessidade. Tem de ser uma devoção. A óptica tem de estar impecável e os produtos com uma aparência menos que perfeita são encarados pelo consumidor como ultrapassados ou de qualidade inferior.

Pontos de foco - Outra estratégia importante é criar pontos de foco dentro da loja. Trata-se de, intencionalmente, desviar a atenção do cliente para um determinado local. O objetivo é focar um produto específico por uma razão específica. Por exemplo, um item com um preço especial, um modelo recém-chegado ou uma peça que está muito na moda mas facilmente pode deixar de estar e portanto precisa girar rápido.

Como criar esse ponto de foco? Exponha o produto em uma área reconhecidamente movimentada da loja ou em pontos privilegiados. Coloque o produto no centro dessa área. Ele pode estar circundado de outros, mas deve destacar-se do todo. Exponha em múltiplos: doze unidades da mesma peça ou três cartazes iguais causarão mais impacto que um único e solitário!


A exposição "casada", isto é, a técnica de mostrar produtos relacionados ao artigo principal, é uma forma de diversificar a venda. Por exemplo, armações de receituário podem ser mostradas ao lado de estojos e produtos para limpeza de lentes (sprays e microfibras). Esse cenário suscita no consumidor a idéia que ele precisa comprar um ou mais daqueles itens, não apenas os óculos.

Despertar emoção - As cores são um detalhe de valor, pois têm o poder de interferir no humor das pessoas, influenciando seu estado emocional, mesmo que seja durante um rápido contato. As cores têm a habilidade de transformar o que está a sua volta, produzir emoção, animar e inspirar mais do que qualquer outro recurso que se empregue.
Embora tons mais neutros sejam adequados para um ambiente de negócios, não despreze o poder de uma cor forte, que funciona muito bem quando se quer chamar atenção para algum item (expositor, por exemplo) e fundos de cores fortes são perfeitos para destacar o mais simples dos produtos.

Mude freqüentemente - Vitrines e áreas de maior atração devem ser mudadas com freqüência. Considere a contratação de um profissional para assessorá-lo. É um dinheiro muito bem empregado se você levar em conta que não tem tempo para se dedicar a isso ou não tem condições para comunicar uma imagem criativa e profissional de seu negócio. Mais que uma despesa, é um investimento que lhe dará muito retorno.

Nove pontos básicos

1. Limpeza
2. Mudança periódica da decoração e do material promocional
3. Harmonia entre cores, mobiliário, posicionamento dos itens e revestimento de paredes e piso
4. Material de ponto de venda atualizado e em ótimo estado
5. Iluminação adequada e que preencha o ambiente
6. Posicionamento correto dos produtos e do material promocional
7. Ambiente livre, baseado na simplicidade ("menos é mais").
8. Apresentação atraente das mercadorias
9. Vitrines e expositores atrativos


Fonte: Internet
Texto Andrea Tavares

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